Nana (2).PNG

KEYNOTE

SUMMIT PORTO ALEGRE

Nicolas Fiumarelli
Software and Networks Engineer na LACNIC

 
 

Nicolás Fiumarelli é Analista de Computação formado pela Universidade da República Oriental do Uruguai. Ele tem quase 10 anos de experiência em desenvolvimento de Internet na região da América Latina e o Caribe. Atualmente, Nicolás trabalha como Engenheiro de Software e Redes na área de engenharia de LACNIC (www.lacnic.net) Ele participou do desenvolvimento de sistemas como RPKI e RDAP, que buscam melhorar a segurança e a estabilidade das redes e do roteamento na Internet. Hoje em dia, Nicolás continua participando ativamente na implantação de IPv6 e RPKI na região.


 

SOBRE A


PALESTRA

 

O futuro da prevenção contra Hijacking de BGP

O keynote abordará em profundidade o projeto de infra-estrutura de chave pública para recursos numéricos da Internet RPKI.

O objetivo deste projeto é a emissão de material criptográfico que permita aos associados de LACNIC demonstrar digitalmente que têm autoridade para usar endereços IPv4 e IPv6.

O projeto de certificação de recursos estabelece uma infra-estrutura de chave pública (ou PKI) comumente chamada de RPKI (Resource Public Key Infrastructure). Essa infraestrutura combina a hierarquia do modelo de alocação de recursos da Internet por meio de Registros Regionais (RIRs) ou Registros Nacionais, com o uso de certificados digitais baseados no estândar X509. O uso típico de certificados X509 é para autenticação, seja de um indivíduo ou, por exemplo, de um site.

LACNIC participa desde 2007 na definição dos estândares que permitem o desenvolvimento desta ferramenta. Em maio de 2010, LACNIC lançou sua versão Beta da entidade certificadora (ou CA) RPKI, para os recursos que administra. E desde janeiro de 2011, o Serviço de Certificação de Recursos de LACNIC já está em produção.

 
Sobre a Palestra

17h20 às 18h00

SALA PRINCIPAL