Fernando+Nery.png

KEYNOTE

SÃO PAULO

Fernando Nery
Sócio-fundador na Modulo Security Solutions

 
 

Sócio-fundador da Módulo S/A. Foi membro de conselhos e comitês como do Comitê Gestor da Internet do Brasil. Desde 1990 coordena equipes em alguns dos principais projetos de implementação de Governança, Riscos, Compliance e Segurança Cibernética que são destaque mundial, entre eles as Eleições Eletrônicas Brasileiras, o SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro, a Nota Fiscal Eletrônica, o Imposto de Renda via Internet, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, a Copa do Mundo FIFA 2014 e as Olimpíadas 2016, além de projetos de grande porte principalmente nas áreas financeira e governo.


 

SOBRE A


PALESTRA

 

O futuro da prevenção contra Hijacking de BGP

O keynote abordará em profundidade o projeto de infra-estrutura de chave pública para recursos numéricos da Internet RPKI.

O objetivo deste projeto é a emissão de material criptográfico que permita aos associados de LACNIC demonstrar digitalmente que têm autoridade para usar endereços IPv4 e IPv6.

O projeto de certificação de recursos estabelece uma infra-estrutura de chave pública (ou PKI) comumente chamada de RPKI (Resource Public Key Infrastructure). Essa infraestrutura combina a hierarquia do modelo de alocação de recursos da Internet por meio de Registros Regionais (RIRs) ou Registros Nacionais, com o uso de certificados digitais baseados no estândar X509. O uso típico de certificados X509 é para autenticação, seja de um indivíduo ou, por exemplo, de um site.

LACNIC participa desde 2007 na definição dos estândares que permitem o desenvolvimento desta ferramenta. Em maio de 2010, LACNIC lançou sua versão Beta da entidade certificadora (ou CA) RPKI, para os recursos que administra. E desde janeiro de 2011, o Serviço de Certificação de Recursos de LACNIC já está em produção.

 
Sobre a Palestra

17h20 às 18h00

SALA PRINCIPAL