Engenheiro com especialização em Tecnologia da Informação, Redes de Comunicação e Segurança da Informação. Experiência de 27 anos em TI, sendo 21 em Segurança da Informação. Iniciou a carreira na UNESP, tendo desenvolvido projetos de alta tecnologia no meio acadêmico por 9 anos. No setor privado, desenvolveu inúmeros projetos de TI e Segurança para grandes empresas no país. Trabalha na Embratel há mais de 14 anos onde foi responsável pela reestruturação da área de Segurança Corporativa, tendo assumindo o cargo de gerente de Segurança da Informação por 7 anos e liderado equipes multidisciplinares em segurança. Atualmente, apoia clientes da Embratel no desenvolvimento de estratégias eficazes de proteção em TI, propondo soluções técnicas delineadas para mitigar situações de alto risco. Ministra palestras em inúmeros eventos voltados à Segurança e Riscos Corporativos em TI. Premiado como profissional de Segurança da Informação no setor de Telecomunicações no Brasil enquanto gerente de Segurança da Embratel.

Como Desenvolver uma Estratégia Eficaz de Proteção Contra Cyber Ataques

Ataques Avançados, Lucros Cessantes, Perda de Reputação, Violações Conformidade, Baixa Resiliência. Segurança da Informação nunca esteve tanto em evidência no mundo corporativo. Notícias de incidentes de segurança em empresas de todos os portes assolam a mídia, mesmo para aquelas que aparentam elevados patamares de maturidade de conscientização de Riscos Tecnológicos. Como resultado, a apreensão da direção das organizações ultrapassa os limites dos impactos tecnológicos que sempre foram restritos às áreas técnicas, pois ataques cibernéticos estão afetando, cada vez mais, diretamente a Cadeia de Valor das Empresas, resultando em grandes prejuízos financeiros ou que denigrem a reputação da Marca que levou anos para ser reconhecida no mercado.

Numa época em que Ataques Cibernéticos são patrocinados pelo Crime Organizado, com a adoção de estratégias avançadas de invasão ou extorsão, aliado a um cenário político-econômico desfavorável onde a palavra-chave empresarial é a redução de custos, as iniciativas de segurança tem-se demonstrado pouco eficazes, seja decorrente da alocação insuficiente de recursos ou da adoção equivocada de soluções que não mitigam os principais fatores de risco que afetam realmente o que interessa: a Rentabilidade da Empresa. Como desenvolver uma estratégia adequada de proteção frente a este cenário desafiador ? A palestra abordará os principais elementos que devem ser evidenciados por qualquer organização que busca estabelecer um plano de ação de Segurança Cibernética delineado para Proteger o seu Negócio.