ramiro pozzani

Especialista em redes pela Unicamp, trabalhou no time da América Latina da RSA no combate a Fraude. Atualmente atua como Especialista de Segurança no Samsung Instituto de Desenvolvimento, testando novos produtos e pesquisando meios para torná-los mais seguros. Também atua na comunidade de TI, palestrando em eventos e faculdades, além de experiência como professor de cursos de atualização.

Peculariedades do cybercrime brasileiro

"O Brasil é o paraíso para os criminosos digitais" Todo profissional de segurança já ouviu essa frase, é seguro afirmar que maioria concorda com ela. Os motivos são óbvios: falta de punição, leis insuficientes, sociedade com pouco conhecimento técnico dos métodos de prevenção, muito dinheiro em jogo, etc..

Essa palestra visa demonstrar, com dados e análises técnicas, os fatos que fazem com que, ao meu ver, o Brasil é mesmo um paraíso para os criminosos. Abordando temas como: Análise do bolware , Análise técnica de alguns malwares brasileiros; Análise de alguns ataques que ocorreram recentemente (redirecionamento de DNS, XSS para propagar malware, etc) Diferenças entre o cenário brasileiro vs resto do mundo como: Underground (Brasil faz mais transações na "open web" se comparado ao resto do mundo); Ferramentas; Percepção da impunidade; Análise de alguns casos específicos.