darlan amancio rodrigues

Formado em Segurança da Informação pela Universidade do Vale do Rio Sinos, em São Leopoldo no Rio Grande do Sul (o melhor curso de graduação na área do país), profissional das áreas de Segurança e Tecnologia da Informação, com cerca de 15 anos de experiência em infraestrutura, virtualização, cloud computing, firewalls, antivirus, Gestão de Riscos, Gestão de Continuidade de Negócios, Política de Segurança da Informação, entre outros. 

Atualmente atua como Consultor Independente, fazendo com que a cultura de Segurança da Informação possa ser um meio de crescimento para seus clientes, sediado em Fortaleza - Ceará.

Gestão de Riscos em Cloud computing: um mapeamento da ISO 27005 com publicações independentes 

Junto às vantagens trazidas pelo modelo de computação em nuvem para a área de Tecnologia da Informação, surgiram também novos desafios de Segurança da Informação, que necessitam ser gerenciados como eventuais riscos peculiares a esse contexto. A partir do processo de Gestão de Riscos da norma ISO 27005, a palestra faz o levantamento e análise de publicações focadas na fase de Análise e avaliação de riscos da norma. Por fim, é apresentado um mapeamento das recomendações das atividades dessa fase nas publicações da Cloud Security Alliance (CSA), European Union Agency for Network and Information Security (ENISA) e The Open Group, bem como uma análise de aderência.