Alexandre Sieira é o CTO da Niddel. Possui mais de 12 anos de experiência em segurança de informação atuando em consultoria, serviços gerenciados e P&D. Possui um MBA, CISSP, CISA e outra siglas divertidas específicas a diferentes tecnologias. Sua experiência inclui diversas tecnologias e normas de segurança, e ganhou diversos cabelos brancos estabelecendo serviços de SOC e SIEM para grandes empresas. Atualmente, seu foco é construir a tecnologia de monitoramento de segurança da informação que teria evitado um mundo de dor no passado. 

Sharing is Caring: Medindo a Eficácia de Comunidades de Compartilhamento de Threat Intelligence

O compartilhamento de threat intelligence está subindo na lista de prioridades da maioria das grandes organizações. Muitas áreas de segurança estão sendo cobradas para consumir estas informações sem necessariamente ter processos implementados para usá-las. Junte-se a nós nesta apresentação para uma exploração baseada em dados quantitativos sobre práticas e comunidades de compartilhamento de threat intelligence. Nosso objetivo é demonstrar o que deve ser feito para que o compartilhamento de threat intelligence possa escalar além das barreiras técnicas e de confiança que atualmente atuam como fortes limitadores.

Esta é mais uma apresentação da série Data-Driven Threat Intelligence. Na Mind The Sec do ano passado, apresentamos ferramentas e metodologias que permitiam a análise quantitativa de fontes individuais de threat intelligence, em especial feeds abertos e pagos, além de uma análise crítica em cima dos resultados baseados em um grande conjunto de indicadores coletados por nós. Este ano, o objetivo é estender estas ferramentas e metodologias para medir e analisar a eficácia, benefícios e barreiras associadas ao uso de comunidades de compartilhamento de threat intelligence, que estão proliferando mundialmente em diversas verticais do mercado.